"Todos os bons livros se parecem: são mais reais do que se tivessem acontecido de verdade.", Ernest Hemingway

[Sextante Editora]Novidade "O enredo da bolsa e da vida",de Eduardo Mendoza


Título: O enredo da bolsa e da vida
Autor: Eduardo Mendoza
Tradutor: João Pedro George
Págs.: 240
PVP: 15,50 €


Em O enredo da bolsa e da vida, o autor faz sátira com a crise, a Europa e até Angela Merkel
O mais recente romance de Eduardo Mendoza é provavelmente aquele que melhor combina a atualidade com uma grande dose de ironia. O enredo da bolsa e da vida, que a Sextante Editora publica no dia 27 de maio, é um livro satírico que tem como pano de fundo uma investigação na Barcelona contemporânea em plena crise, protagonizado por um detetive que recorre aos mais originais (e loucos) métodos para impedir um ataque terrorista a Angela Merkel. Trata-se de um livro divertido e inteligente, que faz uso do humor para retratar a sociedade atual, como confirma o escritor Javier Cercas: «Gosto de Mendoza porque me faz rir, porque me comove e faz pensar. Porque me obriga a ver a realidade de maneira diferente. Porque não trai o mais pequeno indício de presunção ou solenidade.»  


O enredo da bolsa e da vida, o mais recente romance de Eduardo Mendoza, protagonizado pelo célebre detetive louco d’O mistério da cripta assombrada e O labirinto das azeitonas, é uma sátira genial sobre a Europa contemporânea. O detetive sem nome regressa à ação em tempos de crise e, ajudado por uma trupe improvável, que inclui uma acordeonista de rua, um africano albino e um vigarista, entre outros, é chamado a impedir um ataque terrorista envolvendo Angela Merkel. 

      

Eduardo Mendoza nasceu em Barcelona em 1943. Escreveu entre outros romances A verdade sobre o caso Savolta (Prémio da Crítica em Espanha), O mistério da cripta assombrada, O labirinto das azeitonas, A cidade dos prodígios (Prémio Cidade de Barcelona), Uma comédia ligeira (Prémio de Melhor Livro Estrangeiro em França), A aventura do cabeleireiro de senhoras (Prémio para o «Livro do Ano» do Grémio dos Livreiros de Madrid), Maurício ou as eleições sentimentais (Prémio de Romance da Fundação José Manuel Lara), A assombrosa viagem de Pompónio Flato (Prémio Pena de Prata da Feira do Livro de Bilbau) e Três vidas de santos. Com Rixa de gatos venceu o Prémio Planeta 2010. A Sextante Editora iniciou em 2010 a publicação regular em Portugal das obras de Eduardo Mendoza. 



Gosto de Mendoza porque nunca perde de vista as virtudes essenciais do ofício: a clareza, a vivacidade, a intenção, o humor, o bom senso literário. 
Juan Marsé 

Mendoza demonstra que a combinação de um tom jocoso com uma seriedade incondicional nos seus objetivos é sempre eficaz. 
The Times Literary Supplement

0 comentários :

Enviar um comentário

Redes Sociais

Twitter Facebook Google Plus RSS Feed Email

Passatempo

Seguidores

Autores

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

Copyright © O Mundo Encantado dos Livros | Powered By Blogger
Distributed By Blogspot Templates | Blogger Theme By Lasantha - PremiumBloggerTemplates